
O jovem Victor Maia, de 20 anos, criou, junto com um grupo de amigos, o aplicativo HexBR, que conta com uma ampla gama de exercícios para amenizar as dores de pessoas que possuem artrite. A plataforma se utiliza de protocolos internacionais de fisioterapia e é totalmente gratuita. No Brasil, estima-se que duas milhões de pessoas sofram com dores nas articulações, sendo a maioria, mulheres entre 30 e 50 anos.
O aplicativo é intuitivo e de fácil utilização. O usuário a a plataforma, por meio do computador, preenche dados pessoais e automaticamente recebe uma lista de exercícios para fazer a qualquer hora do dia. A expectativa é de que, já em outubro, também esteja disponível para smartphones. Embora bastante recente, o app já foi premiado com condecorações importantes, como a Bolsa Pfizer One Young World 2022, prêmio dedicado a 50 jovens agentes de mudança que criam impacto na saúde, educação e sustentabilidade.
O HexBR está disponível em oito países (Brasil, Canadá, Estados Unidos, República Dominicana, México, Itália, Argentina e Coreia do Sul). Atualmente, conta com 200 usuários, com a expectativa de chegar a 500 até novembro e a mil no início de 2023. No Brasil, destaca-se a parceria com a ONG Zoé, para atuar em comunidades ribeirinhas na Amazônia, em especial nas cidades de Santarém, Aveiro e Abaré, no Pará, onde há atuação no atendimento a pessoas com artrite.
Nascido na periferia de Recife (PE), em Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, e estudante da rede pública durante boa parte da vida, Victor conseguiu bolsa de estudos integral na Universidade da Pensilvânia, onde estuda bioengenharia e negócios. Ele contou com a ajuda do Prep Estudar Fora, da Fundação Estudar, para ingressar como bolsista da universidade norte-americana, e teve inspiração para ajudar outras pessoas, após a morte de sua avó.
Custo: Gratuito
Formato: 100% gratuito