
Hoje analista de redes, ele participou do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem por objetivo garantir o o à educação profissional de qualidade para pessoas de baixa renda. O programa, que completou 10 anos, possibilita a inserção social e produtiva de pessoas no ensino.
Resultado de um protocolo firmado entre o Senac e o Governo Federal, ratificado pelo Decreto 6.633, de 5 de novembro de 2008, como pontua Gustavo Guimarães, Diretor Regional do Senac em Minas Gerais, o PSG ampliou o o à educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam retomar os estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.
Só em Minas, de 2010 a 2017, foram 252.413 mil alunos atendidos pelo Programa. Em 2018, de janeiro a setembro, 26.506 estudantes têm o aos cursos.
BAGAGEM TEÓRICA E PRÁTICA
"Pude ver a mudança em minha vida. Consegui uma visão bem ampla dessa carreira, o que me motivou a sempre aprender, um verdadeiro desenvolvimento pessoal", destaca Maycon. Mais do que técnicas profissionais, os participantes do PSG aprendem a força de uma cidadania plena, expressas em uma postura mais crítica, consciente e autônoma.
Depois de empenhar seu tempo e dedicação para desenvolver toda a bagagem teórica e prática, o jovem conseguiu um estágio e foi efetivado."Dentro do Senac, os professores trabalham com experiências do dia a dia das empresas e isso proporcionou o conhecimento de como elas funcionam. O estágio e as práticas me deram um perfil diferenciado", destaca. Para o futuro, o analista de redes pretende seguir carreira na área de segurança de informação, matéria que aprendeu dentro da grade do curso."Quem sabe não penso em uma pós-graduação?"
A experiência de Maycon foi tão positiva que ele foi convidado a participar de um Comitê Técnico Setorial. A ação, desenvolvida pelo Senac em todos os seus eixos de atuação, permite que empresários, docentes, sindicatos e profissionais da instituição se reúnam para discutir o perfil do novo profissional e, assim, aprimorar os cursos que a instituição oferece.
"Não esperava participar dessa experiência tão grandiosa. Pude estar em contato com profissionais com carreiras de sucesso. Ver outras pessoas da área me possibilitou uma excelente perspectiva, conhecendo histórias de vida e ficando próximo de pessoas com a mesma vontade de aprender e mudar o nosso entorno e nossas próprias vidas", ressalta.
O Senac oferece mais de 370 cursos, entre os presenciais e da rede EAD, nos segmentos de artes, beleza, gestão e comércio, comunicação, conservação e zeladoria, design, educacional, gestão, hospitalidade, idiomas, informática, meio ambiente, moda, produção de alimentos, saúde, segurança, turismo e gastronomia.
Até 2017, foram quase 8 milhões de alunos."Preocupamos em oferecer condições para materializar uma proposta educacional que priorize o domínio técnico-científico, atitudes empreendedoras, sustentáveis, colaborativas e que dê para o aluno uma visão crítica do mundo", explica o diretor.
De acordo com Gustavo Guimarães, "o método desenvolvido nos cursos reserva ao nosso aluno o papel de protagonista de sua história de aprendizagem e atuação profissional. O Senac nasce com uma vocação social, historicamente consolidada, para nutrir o mercado, com pessoas de saberes e competências articuladas às realidades da prática profissional e a defesa por outras teorias. Algo que oportuniza aos nossos alunos o o direto às empresas e os habilitam a fazer escolhas a partir das características do comércio de bens, serviços e turismo que precisamos promover", ressalta.
DESAFIOS
O aluno escolhe os caminhos que deseja percorrer em sua trajetória profissional, assim, conquista novos desafios, cada vez mais complexos, em cada degrau na carreira. Outra prova disso é o aluno do curso de cabeleireiro Leonardo Ferreira, de 20 anos, que disputará as Competições Senac de Educação Profissional. O jovem, que desde a infância sempre gostou de brincar com cabelos, ou a assistir vídeos nas redes sociais e praticar com amigos e família, até decidir fazer o curso no Senac. "Essa oportunidade me deu uma visão da minha área de trabalho e abriu meus horizontes para um novo mundo profissional por meio do ensino na prática", comenta o cabeleireiro.
Segundo o Diretor Regional, todos os cursos observam as referências do Modelo Pedagógico do Senac, mobilizando competências para o exercício profissional."A nossa sala de aula supera a concepção estática da transmissão de informações. Não há espaços para a inércia de alunos ou professores. Ambos paritariamente são sujeitos ativos na relação pedagógica", destaca.
Os cursos ofertados permitem ao jovem experimentar na prática o seu futuro emprego e, consequentemente, agregar valor à carreira profissional. “Sempre busco me especializar, tornar um profissional melhor e estabelecer relações com os estudos e aprendizados. Todo o conhecimento enriquece, abre as portas do mercado e contribui para nossas transformações pessoais”, finaliza Leonardo.
O SENAC ESTÁ EM
Alfenas
Araxá
Barbacena
Belo Horizonte
Betim
Conselheiro Lafaiete
Coromandel
Curvelo
Diamantina
Divinópolis
Governador Valadares
Guaxupé
Ipatinga
Itabira
Itajubá
Ituiutaba
Juiz de Fora
Manhuaçu
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Três Corações
Uberaba
Uberlândia
Vale do Aço
Varginha
SENAC EM NÚMEROS
173 opções de cursos presenciais
200 opções de cursos na rede EAD
16 segmentos de cursos
39 unidades fixas mais atendimento no SenacMóvel
11 unidades inauguradas nos últimos oito anos
14 unidades ampliadas e reformadas nesse período