Lula estagnado enquanto Bolsonaro cresce nas redes
Levantamento mostra que o presidente Lula está estagnado com 13,4 milhões de seguidores há dez meses
compartilhe
Siga noEstagnado há dez meses nas redes sociais, Lula tem metade dos seguidores de Jair Bolsonaro, cuja presença tem crescido moderadamente. Este é o resultado do monitoramento da empresa AtivaWeb, ao qual a coluna teve o com exclusividade.
Lula chega em abril com 13,4 milhões de seguidores, contra 26,3 milhões de seguidores de Bolsonaro. A taxa de engajamento do petista é também menor que a do ex-presidente (0,61% contra 0,52%).
O público de Bolsonaro é majoritariamente masculino (65,8%), enquanto o gênero é mais equilibrado nos seguidores de Lula (55,2% masculino e 44,8% feminino).
Bolsonaro tem mais resposta nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. E Lula tem mais atuação no Nordeste, Norte e Sudeste.
O ex-presidente, como já apontou o cientista de dados Alek Maracajá, CEO da AtivaWeb, vai se consolidando como um dos maiores expoentes da direita mundial nas redes sociais. Tem uma margem de 880 mil curtidas médias e 28 mil comentários, enquanto Lula tem 520 mil curtidas médias e 12 mil comentários.
O sentimento do impacto dos dois nas redes é mais favorável ao ex-presidente: 47% positivo e 30% negativo. Lula tem 42% positivo e 33% negativo.
Ainda de acordo com o relatório de monitoramento, o desempenho de Lula mais relevante se deu em 2024, sendo que, neste ano, suas postagens apresentam baixa performance.
“Mais do que métricas, o que vemos aqui são sinais claros de autoridade simbólica ou da falta dela”, escreveu Maracajá, para quem a equipe de Lula ainda não conseguiu transpor para as redes uma característica do presidente, de dialogar com a população.