Lula indica Gleisi Hoffmann para ser ministra da articulação política
Atual presidente do PT vai comandar a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha
compartilhe
Siga noO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), para chefiar a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação do governo no Congresso Nacional. A nomeação foi informada pelo Palácio do Planalto nesta sexta-feira (28/2).
Gleisi vai substituir o ministro Alexandre Padilha (PT), nomeado para o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. A petista também era cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, cargo responsável pela articulação com movimentos sociais. Com a mudança, Gleisi vai trabalhar direto no Palácio do Planalto.
Leia Mais
A mudança é mais uma da reforma ministerial que o presidente Lula toca a os lentos, mas até o momento só manteve quadros petistas dentro do governo. A expectativa era que o presidente desse mais espaço para os partidos do Centrão.
- Dino vota para manter decisão que liberou parte das emendas parlamentares
- Moraes reage a post do governo Trump e diz que Brasil deixou de ser colônia em 1822
Gleisi Hoffmann é presidente do PT desde 2017, comandando a legenda durante a Operação Lava Jato e a prisão de Lula. Ela também foi senadora entre 2011 e 2018, além de ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Nos últimos anos, a parlamentar tem feito uma série de críticas à agenda econômica do ministro Fernando Haddad (PT). Com posições mais à esquerda, por exemplo, ela fez frente ao pacote de corte de gastos do ministro no final do ano ado.