Conheça os sobrenomes que dão direito à cidadania italiana
Pessoas com pais ou avós nascidos na Itália estão aptas a pedir a cidadania no país europeu
compartilhe
Siga noA cidadania por iure sanguinis (direito de sangue) na Itália permitiu o ingresso de milhares de brasileiros e latinoamericanos com descendência italiana no país. A regra que prevê o documento para descendentes da Itália é não só uma forma de ingresso no território, mas permite o livre trânsito pelos países da União Europeia.
Para obter a cidadania, é necessário comprovar, de acordo com a nova regra, ser filho ou neto de cidadão nascido na Itália. No entanto, pessoas com um dos sobrenomes tradicionais italianos tem maior facilidade na hora de pedir o documento.
Leia Mais
Confira sobrenomes tradicionais que podem facilitar o processo, segundo o jornal El Tiempo.
Abate, Labate, Abatantuono, Abaticola, Achilla, Achille, Achilleo, Achillini, Anes, Anesin, Anesini, Annes, Annesi, Bianchini, Bianchetti, Biancone, Lo Bianc, Bottari, Bottarelli, Bottarini, Bottaro, Chiletti, Chiloni, Chilesotti. Della Giovanna, Da Rossa, Espósito, Degli Sposti, Fiore, Flores, Giani, Giovannetti, Larossa, Nalesso, Natale, Risso, Ricci, Sorace, Suraci, Soracca, Soracchi, Soracco, Vani, Vannicelli, Vanno, Vanetto, Zanella, Zanoli, Zannier.
- Italiano é processado por dizer que Brasil tem seita para mulheres engravidarem
- Itália domina ranking de sabor e aroma na culinária mundial
- Aumento das taxas para cidadania italiana gera protestos
Pessoas que querem pedir a cidadania italiana devem fazer o pedido por meio do site do consulado italiano correspondente. É necessário preencher questionários e fazer o agendamento para apresentar os documentos comprobatórios.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Para cidadãos que têm descendência pela família paterna, não há critério de idade. Já para ascendência materna, é necessário ter nascido após 1948.
De acordo com o Consulado Geral, os agendamentos estão temporariamente suspensos devido às mudanças na legislação para obtenção da cidadania.