Habemus Papam: qual foi o conclave mais rápido da história?
O processo para eleger o sucessor do Papa Pio III durou menos de um dia
compartilhe
Siga noO conclave que elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, o Leão XIV, o novo pontífice da Igreja Católica, nesta quinta-feira (8/5), durou dois dias e quatro rodadas de votações. Apesar de ser um tempo curto, este não foi o conclave com menor duração da história. A escolha mais rápida de que se tem notícia ocorreu em 1503, quando Júlio 2 foi eleito em apenas 10 horas.
Leia Mais
A votação ocorreu em outubro de 1503, após a morte do Papa Pio III, que havia reinado por apenas 26 dias. O conclave começou em 31 de outubro de 1503. Havia 38 cardeais participantes. Giuliano della Rovere, o nome de batismo de Júlio II, conseguiu o apoio do cardeal Cesare Borgia e dos cardeais espanhóis.
- Papa Leão XIV envia uma saudação, em espanhol, à sua 'querida diocese de Chiclayo', no Peru
- Cinco curiosidades sobre o novo papa Leão XIV, do beisebol ao ceviche
Antes do conclave, os cardeais am as Capitulações Eleitorais, que incluíam cláusulas sobre a guerra contra os turcos, a convocação de um concílio geral e a necessidade de consultar os cardeais em assuntos importantes.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A eleição de Giuliano della Rovere foi quase unânime na primeira votação. Segundo relatos, com exceção de seu próprio voto, que ele teria dado aos cardeais Amboise, Riario e Carafa. Imediatamente após sua eleição, Júlio 2 decretou que todas as futuras eleições papais simoníacas (com compra de votos) seriam inválidas e sujeitas a penalidades.