Ação mira grupo que causou prejuízo de R$ 20 milhões em fraudes bancárias
Operação mobiliza mais de 100 agentes e cumpre mandados em Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de Minas nesta quinta-feira (22)
compartilhe
Siga noUma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa responsável por fraudes bancárias mobiliza mais de 100 agentes em todo o estado de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (22/5).
Segundo o delegado Rafael Gomes, responsável pela ação, 16 pessoas são alvo de mandados de prisão preventiva em Belo Horizonte e Região Metropolitana, sendo que 15 indivíduos foram presos nas primeiras horas da manhã de hoje.
Os agentes também cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e bloquearam 100 contas bancárias fraudulentas. Dos alvos da operação, quatro são gerentes de instituições financeiras e dois são ex-gerentes.
A operação mira uma organização criminosa especializada em estelionato, lavagem de dinheiro, falsificação e uso de documentos falsos.
Leia Mais
As investigações revelam um sofisticado esquema fraudulento envolvendo o conluio de gerentes de agências bancárias, com atuação voltada à obtenção de empréstimos e movimentações ilícitas em nome de terceiros.
"A organização criminosa é especializada em fraudes bancárias e abertura de contas fraudulentas, com empréstimos em nomes de terceiros, vitimando não só a pessoa que teve a conta aberta, como também a instituição financeira para quem os agentes trabalhavam", explicou o delegado.
Até o momento, foram identificadas mais de 100 vítimas – entre pessoas físicas e jurídicas – em diversas regiões do estado. O prejuízo total causado pelo grupo criminoso ultraa R$ 20 milhões.
A apuração teve início em setembro de 2024, no município de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, depois que uma vítima denunciou um empréstimo fraudulento contraído em seu nome.
"Além do estelionato e organização criminosa, esses indivíduos estão indiciados por falsificação de documento público e uso de documento falso", disse o delegado.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Polícia Civil irá divulgar mais informações sobre a ação no decorrer do dia de hoje.