BH: PetCafé comemora quase 400 adoções de gatos com proposta inovadora
O empreendimento na Savassi, região Centro-Sul da Belo Horizonte, celebra seu primeiro ano de funcionamento com um marco significativo desde a inauguração
compartilhe
Siga noUm espaço onde cafés especiais e carinho animal se encontram: essa é a proposta do PetCafé, a primeira cafeteria de Belo Horizonte com um ambiente dedicado à adoção de gatos. Localizado no bairro Savassi, região Centro-Sul da capital mineira, o empreendimento celebra seu primeiro ano de funcionamento com um marco significativo: quase 400 felinos adotados e mais de 40 ações realizadas desde a inauguração, em janeiro de 2024.
Fundado pela jovem Catarina Hauck, que atualmente tem 17 anos, o PetCafé nasceu a partir de uma escolha pouco convencional. Ao invés da tradicional festa de 15 anos, a garota decidiu investir em um projeto com impacto social. Com o apoio da família, criou um espaço onde o amor pelos gatos e a gastronomia se unem em uma experiência única. A cafeteria é pet friendly e conta com o PetPlace, um ambiente planejado para que os visitantes possam interagir com os gatos resgatados, todos disponíveis para adoção responsável.
"Os nossos gatinhos vêm todos de parcerias com ONGs, que são responsáveis por essas adoções", explica Catarina. "Esses animaizinhos ficam disponíveis no PetPlace para que o público brinque com eles, mas quando há interesse em acolhê-los, as pessoas preenchem a documentação necessária e podem levá-los para casa".
No cardápio, o público encontra desde cafés artesanais até brunches completos e almoço executivo. No coração da proposta, estão os encontros entre humanos e felinos. Ao longo do ano, mais de 350 bichinhos resgatados por abrigos e ONGs parceiras aram pela loja e encontraram novos lares - um número que representa não apenas a eficiência do projeto, mas também o impacto emocional gerado nas pessoas que adotam.
Leia Mais
"Acredito que cada adoção é uma chance de recomeço, tanto para o gatinho quanto para quem o acolhe. O espaço nasceu para ser mais do que um negócio: é um local onde afeto, propósito e impacto social caminham juntos", afirma a jovem. Segundo ela, o projeto se consolida como um modelo inovador de empreendedorismo com responsabilidade social.
Ver essa foto no Instagram
"Acho muito legal o jeito que as pessoas abraçaram essa ideia. A nossa intenção aqui é que as pessoas possam vir, brincar com o gatinho e realmente se apaixonar. Isso faz com que as adoções sejam muito mais assertivas", finaliza.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O PetCafé funciona todos os dias, das 10h às 19h, transformando o simples ato de tomar um café em uma oportunidade de mudar vidas - e levar um novo amigo para casa.
Estagiária sob supervisão do...