REDE CRIMINOSA

Operação investiga grupo envolvido em crimes de ódio na internet

Polícia Civil do Rio de Janeiro mira em crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes

Publicidade
Carregando...

Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (14/05) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) cumpriu mandados de internação provisória contra adolescentes infratores em cinco estados do país, incluindo Minas Gerais. De acordo com a PCERJ, a operação mira em crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes.

Os alvos são apontados como integrantes de uma rede responsável por diversos crimes cometidos pela internet, como tentativa de homicídio, induzimento e instigação ao suicídio, armazenamento e divulgação de pornografia infantil e apologia ao nazismo.

A investigação teve início em fevereiro deste ano, quando agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) localizaram os envolvidos de um atentado contra um homem em situação de rua, com coquetéis molotov, que era transmitido ao vivo pela internet.

A partir deste caso, descobriu-se que o crime não se tratava de uma fato isolado.

O grupo se organizava virtualmente, em plataformas como o Discord, e realizava desafios e competições, sempre envolvendo crimes de ódio. De acordo com informações da polícia, a organização utilizava mecanismos de manipulação psicológica e aliciamento de vítimas em idade escolar, em um cenário de extremo risco à integridade física e mental de crianças e adolescentes.

Ameaça às vítimas

Conforme apurado, eles coagiam as vítimas a cometer automutilação ou atos violentos. Em alguns casos, havia invasões em dispositivos eletrônicos e roubo de dados e imagens, usados para ameaçar as vítimas.

Segundo os agentes, os integrantes do grupo, mesmo usando plataformas criptografadas, encerraram e abriram servidores para tentar despistar a Polícia Civil.

A partir da perícia realizada em materiais apreendidos na primeira fase, de monitoramento e cruzamento de dados, foi possível deflagrar esta ação.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Além de Minas Gerais, os mandados são cumpridos também no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com o apoio das polícias civis desses estados e do Ciberlab da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Tópicos relacionados:

crime minas-gerais operacao policia rj violencia

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay