
Metrô BH: nova data para início das obras da linha 2 é anunciada
A princípio, a expectativa da Metrô BH era de que as obras fossem iniciassem em maio deste ano
compartilhe
Siga noO início das obras da segunda linha de metrô da capital mineira está previsto para setembro de 2024. A informação foi divulgada nesta terça-feira (28/5) em evento da Metrô BH em parceria com o governo de Minas Gerais. A princípio, a empresa do Grupo Comporte havia divulgado que o começo das atividades seria em maio deste ano.
28/05/2024 - 18:40 Em BH e no interior, fiéis participam das celebrações de Corpus Christi 28/05/2024 - 18:45 Vídeo: câmeras flagram momento que funcionário é baleado em concessionária 28/05/2024 - 19:24 Corpo de Bombeiros de Minas envia nova equipe para auxiliar vítimas no RS
Atualmente, o projeto de ampliação do transporte metroviário da capital mineira está em fase de licenciamento ambiental. No dia 14 de maio, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) adiantou ao Estado de Minas que o processo deve ser finalizado até o fim deste mês. “Nosso prazo legal de análise para este tipo de processo é de seis meses. Ou seja, estamos tratando com toda a prioridade, com a vistoria realizada praticamente um mês depois da formalização do processo junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)”, afirmou a secretária da Semad, Marília Melo, por meio de nota.
Para realização das obras de construção da nova linha, que vai ligar o Barreiro à linha 1, no Bairro Nova Suíssa, cerca de 300 imóveis na região precisarão ser desocupados. Conforme a Metrô BH, as edificações a serem removidas foram construídas “por meio de invasão”.
Promessa da linha 2
As obras, conforme anunciado anteriormente pela concessionária, deverão começar pela estação Nova Suíssa, na Região Oeste de BH. A construção entre as estações Gameleira e Calafate, da linha 1, foi iniciada em 2004, mas acabou paralisada por falta de verbas. No novo traçado, determinado no edital de privatização do modal, serão 10,5 quilômetros de linha até a região do Barreiro, com sete estações: Nova Suíssa, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.
A construção da linha 2 do metrô de BH é um sonho e uma demanda antiga para a cidade e a Região Metropolitana. Entre alguns anúncios, projetos e promessas adas, já se aram mais de 20 anos de estagnação. Em 2020, o então presidente da República Jair Bolsonaro (PL) anunciou a viabilização da construção da linha 2, por R$ 1,2 bilhão. Menos de 24 horas depois, entretanto, o ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou a desistência do governo de fazer investimento, após conversas com o Ministério da Economia.
Agora, estão previstos investimentos na casa dos R$ 3,9 bilhões para as obras. O contrato prevê o início das operações da linha 2 até março de 2029. Para a sequência das obras, cerca de 250 edificações construídas de forma irregular nas áreas destinadas à nova linha serão desocupadas, e negociações já em andamento, por meio de reuniões com lideranças, cadastro socieconômico dos moradores e avaliação dos imóveis, em linha com a resolução do Conselho Municipal de Habitação.
O edital de privatização também prevê uma série de reformas nas 19 estações da linha 1, a partir da estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, até a Eldorado, em Contagem, vizinha da capital. Entre as exigências estão a compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos ainda banheiros com ibilidade em todas as estações.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata