FOTOGRAFIA

Entenda por que as fotos de Sebastião Salgado são em preto e branco

Segundo o mineiro, a escolha dos tons escuros e cinzas era consciente e representava melhor seu modo de ver o mundo

Publicidade
Carregando...

Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais respeitados do mundo, construiu sua obra em preto e branco, com tons de cinza. Ao longo de sua carreira, o artista visual, que morreu nesta sexta-feira (23/5), explicou por que fez essa escolha estética.

O preto e branco era uma escolha consciente. Em 1995, Salgado contou à Folha de S.Paulo que começou fotografando em cores - suas últimas imagens coloridas são de 1987, em comemoração aos 70 anos da revolução soviética -, mas migrou para o preto e branco por afinidade. Ele dizia que essa paleta era mais adequada ao seu modo de ver e representar o mundo.

A cor o distraía. Em uma conversa também com a Folha de S.Paulo, em 2022, Salgado declarou que, após um tempo, ao ver fotos coloridas, não era possível "concentrar no fato principal da foto".

"No momento em que eu presto mais atenção ou me preocupo com a cor, como na camiseta vermelha de uma garota, posso ter perdido o mais importante, a sua expressão", disse o fotógrafo.

 


Segundo Salgado, o preto e branco traduzia melhor a emoção. Na mesma entrevista, em 2022, ele afirmou que, com as fotografias em preto e branco, "conseguia transmitir algo nas gamas de cinza, e não mais de maneira escandalosa e acintosa como eram com as cores".

"Sou obrigado a entrar nesse mundo fantasma para poder restituir a realidade do que estou vendo. O preto e branco é uma ficção, e sou obrigado a entrar na ficção para me concentrar", afirmou.

O fotógrafo explicou que suas fotos eram capturadas em cores, mas ganhavam os tons de preto e branco apenas no processo de revelação. A técnica favorecia seu processo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ainda em 1995, ele explicou que usava filmes Kodak Tri-X 400 ASA, conhecidos por sua sensibilidade e flexibilidade em condições de pouca luz. Salgado revelava os negativos em Paris e fazia as ampliações em casa, com controle total sobre o resultado final.

Tópicos relacionados:

fotografia sebastiao-salgado

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay