x
CINEMA

'Ainda estou aqui' tem data de estreia no streaming. Saiba quando

Longa de Walter Salles vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional ficará disponível no Globoplay; Fernanda Torres foi indicada à estatueta de Melhor Atriz

Publicidade
Carregando...

Primeira produção brasileira a ganhar um Oscar, "Ainda estou aqui", de Walter Salles, chega ao Globoplay no próximo dia 6 de abril. O longa-metragem recebeu a estatueta de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, no último 2 de março. Também concorria em Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme. 

Estrelado por Fernanda Torres, "Ainda estoui aqui" conta a história de luta da advogada e militante pelos Direitos Humanos e Indígenas Eunice Paiva (Fernanda Torres). Baseado no romance homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice, o filme transforma a família Paiva em metáfora de um projeto de país brutalmente interrompido pela ditadura militar.

Em janeiro de 1971, o ex-deputado federal Rubens Paiva, marido de Eunice, foi preso por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica (Cisa), levado para o quartel da Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro, e, depois, para os porões do DOI-CODI, onde foi torturado e assassinado.

Dias depois, Eunice também foi presa junto da filha Eliana, de 15 anos, e levada para o mesmo local onde os militares mantinham Rubens Paiva. Ela foi liberada 12 dias depois e nunca mais teve notícias do marido, a não ser um posicionamento cínico e mentiroso do Exército defendendo a tese de que Rubens Paiva fora sequestrado por guerrilheiros quando era transportado para outro presídio. Eunice dá início a uma jornada para fazer o Estado Brasileiro reconhecer a morte de Rubens Paiva, o que ocorreu somente em 1996.

Salles conta a saga dessa matriarca sem recorrer a demonstrações explícitas de violência. Trata-se do filme de uma família feito em família (Fernanda Torres divide o papel de Eunice com a mãe, Fernanda Montenegro) e para as famílias. Não à toa levou tantos brasileiros para o cinema.

O longa estreou em 7 de novembro do ano ado e já atraiu pouco mais de 5 milhões de espectadores. Além disso, é a produção nacional que chegou ao maior número de cidades do Brasil nos últimos sete anos, sendo exibido em 420 das 439 cidades com salas de cinema do país.

Também ou por cerca de 50 festivais antes de estrear nos cinemas. Venceu 38 prêmios, entre eles o de Melhor Filme pelo júri dos festivais de Roterdã, de Miami, de Vancouver, de Pessac, na França; de Mill Valley, nos Estados Unidos; e da Mostra de Cinema de São Paulo.

Tópicos relacionados:

ainda-estou-aqu filme oscar streaming

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay