
Claudia Leitte é acusada de intolerância religiosa após show em Salvador
A artista alterou a letra da música 'Caranguejo', substituindo a palavra 'Iemanjá' por 'Yeshu'a', termo que significa Jesus em hebraico
compartilhe
Siga noA cantora Claudia Leitte foi acusada de cometer intolerância religiosa em representação recebida pelo Ministério Público da Bahia. Isso porque a artista alterou a letra da música "Caranguejo" em show em Salvador no sábado (14/12) e removeu uma referência a Iemanjá, entidade das religiões de matriz africana.
Em vez de cantar "saudando a rainha Iemanjá", Leitte disse "eu canto meu rei Yeshu'a", termo que significa Jesus em hebraico. A cantora é evangélica há 12 anos.
- Bolsa Pampulha: mostra "Camará" conta com obras de 11 artistas no CCBB BH
- Roberto Carlos recebe Gil e Zeca Pagodinho nos 50 anos do especial de Natal
- Louvação a Torquato Neto reúne 80 poetas de várias gerações
A representação chama a mudança da letra da música de "conduta difamatória, degradante e discriminatória". Ela foi feita pelo advogado Hédio Silva Jr., coordenador-executivo do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro), e por Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do terreiro Ilê Axé Abassa de Ogum.
Nesta quinta-feira (19/12), foi instaurado um inquérito civil para investigar a artista por supostamente cometer intolerância religiosa. A informação foi confirmada à Folha de S.Paulo pela promotora Lívia Sant'Anna Vaz, representante da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.
Procurada, a assessoria de imprensa de Claudia Leitte não comentou o caso. A reportagem será atualizada caso a cantora se manifeste.
"O procedimento foi instaurado para apurar a responsabilidade civil diante de possível ato de racismo religioso consistente na violação de bem cultural e de direitos das comunidades religiosas de matriz africana", afirma a promotora Lívia Sant'Anna Vaz, em nota.
O Ministério Público levará em consideração a efetiva lesão ao patrimônio cultural e à dignidade das comunidades religiosas culturais de matriz africana. Após a apuração, poderão ser estabelecidas medidas a serem cumpridas por Claudia Leitte, como reparação de danos morais coletivos. A cantora também pode ser obrigada a não repetir atos considerados ofensivos.
-
19/12/2024 - 12:37 Andressa Urach fatura uma Mega-Sena com vídeos adultos em 2024; veja valor -
19/12/2024 - 13:18 ‘Superman’ volta às origens em trailer e faz web vibrar -
19/12/2024 - 15:04 Rodrigo Faro tem último compromisso antes de deixar Record
Com o inquérito em andamento, o Ministério Público deve agora ouvir as partes envolvidas. A depender da conclusão, a instituição decide se a representação contra Claudia Leitte deve seguir para a Justiça ou não.
A música "Caranguejo", escrita por Alan Moraes, Durval Luz, Ninho Balla e Luciano Pinto, foi lançada por Leitte em 2004, quando ela ainda era do grupo Babado Novo. Em 2014, foi adicionada ao álbum "Axémusic".
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia