SAÚDE

Governo descarta suspeita de gripe aviária em Sabará

Cidade estava sendo investigada após o rastreamento de ovos férteis oriundos do Rio Grande do Sul

Publicidade
Carregando...

O Governo de Minas confirmou que não há registro de gripe aviária em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade chegou a ser incluída em uma investigação sanitária após o rastreamento de ovos férteis oriundos do Rio Grande do Sul, onde foi registrado o primeiro foco da doença em aves comerciais no Brasil. A informação foi confirmada por meio de nota enviada à reportagem nesta terça-feira (20). 

Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a amostra analisada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou resultado negativo para Influenza Aviária. A coleta foi feita como parte do plano nacional de vigilância ativa e iva de doenças aviárias, em vigor desde 2022.

Como medida de precaução, o governo mineiro determinou o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados e materiais envolvidos, enviados por uma granja de Montenegro (RS), onde o surto foi confirmado.

Ainda de acordo com o governo, não há relação entre o episódio de Sabará e o foco do Sul, e o estado segue sem registros da doença. O Instituto Mineiro de Agropecuária afirma que permanece em alerta, com ações de rastreamento, controle e biossegurança em criatórios comerciais e de subsistência.

Tópicos relacionados:

sabara saude

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay